Conheça os perigos da automedicação

perigos-da-auto-medicacao-jpg

Que atire a primeira pedra quem nunca tomou um remédio que achava que iria curar uma dor de cabeça ou gripe sem consultar um médico. Apesar de ser algo absurdo, acaba sendo bem comum no Brasil. Isso porque as pessoas acham que podem praticar a automedicação e que isso não terá nenhuma consequência mais grave à saúde.

Sabemos que isso acontece muito em função do preço de remédios muito caros. Nestes casos, as pessoas trocam por medicamentos que acham que vão fazer o mesmo efeito. Em todas as circunstâncias, nunca é justificável se automedicar.

A medicação por conta própria é algo tão comum que é considerada um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil. De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), essa foi a causa de 23% das intoxicações no ano de 2003. Com o passar dos anos, os dados não mudaram muito.

Especialistas da área da saúde alertam que o uso de medicamentos sem prescrição pode agravar uma doença. Isso porque este remédio pode fazem com que certos sintomas se escondam ou minimizem e a pessoa ache que está curada. Com antibióticos as consequências podem ser ainda piores, já que o seu uso abusivo faz com que determinadas bactérias criem resistência e permaneçam no organismo.

Além disso, também acontece de as pessoas misturarem um remédio “novo” com um medicamento controlado. Isso pode ter duas consequências: um anula o outro ou potencializa o efeito, o que pode ser um agravante no caso de doenças mais delicadas.

Como vimos, todo o cuidado é pouco na hora de se automedicar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50% dos pacientes do mundo todo tomam medicamentos de forma incorreta. A organização considera uso irracional de remédios: o seu uso abusivo; prescrição que não está de acordo com as diretrizes clínicas; uso em excesso de injetáveis em caso que poderiam ser substituídos por usos orais e uso inadequado de medicamentos antimicrobianos.

Help Remédios

Agora que você já sabe que é fundamental consultar um médico antes de comprar qualquer medicamento controlado por conta, precisa conhecer um aplicativo que vai te ajudar a economizar no preço de remédios: o Help Remédios.

Se você tem dificuldade em encontrar aquele medicamento controlado por um valor em conta, baixe o Help Remédios. O app funciona da seguinte forma: você procura o que precisa, seleciona alguns filtros e ele encontra o melhor preço de remédios. Tudo isso sem precisar sair de casa para pesquisar os valores. Além disso, se a farmácia escolhida no Help Remédios tiver a opção, você ainda pode receber o medicamento controlado em casa por um preço de remédios abaixo do normal.

Os idealizadores do app têm experiência de mais de 20 anos na área da saúde e conhecem todas as dificuldades que as pessoas enfrentam ao procurar um medicamento controlado. Assim, Help Remédios encontra o melhor preço de remédios, auxiliando não apenas na economia de dinheiro, mas também de tempo para cuidar do que realmente importa: a saúde.