Por que é tão difícil de encontrar certos medicamentos?

dificuldade-em-encontrar-certos-medicamentos-jpg

No Brasil, o número de pessoas que fazem uso de medicamento controlado só cresce. As justificativas para isso são diversas. Porém, há algo que preocupa muito essas pessoas: a dificuldade em encontrar os remédios, tanto na rede pública quanto em farmácias.

Há diversas pesquisas relacionadas aos motivos pelos quais alguns medicamentos são mais difíceis de serem encontrados do que outros. Mas o principal deles, que têm se agravado nos últimos anos, é o desinteresse da indústria. Isso acontece principalmente com remédios que são distribuídos gratuitamente em postos de saúde.

De acordo com dados apurados pela Gazeta do Povo, em 2014, só no Paraná pelo menos 12 medicamentos compunham a lista dos mais difíceis de encontrar. Os motivos: fabricantes raros, poucos distribuidores e dificuldades apresentadas pela indústria em encontrar as substâncias necessárias para produção.

Este problema não está ligado apenas à rede pública. Alguns remédios também “somem” das farmácias por estes mesmos motivos. Muitas vezes, a fabricação de um medicamento custa muito caro para as indústrias, que acabam por não produzi-lo mais, já que o custo-benefício também não é dos melhores nos casos daqueles que são pouco procurados.

Para ter uma ideia, um dos fármacos que é comum sumir das prateleiras é benzilpenicilina benzatinia (benzetacil), que auxilia no tratamento de várias doenças, desde gripes fortes até a sífilis. Uma das justificativas é que apenas um laboratório produz e não dá conta de atender toda a demanda.

Os mais procurados e que nunca faltam

Por outro lado, também há os medicamentos que encontramos em toda e qualquer farmácia, já que são os líderes de venda. Saiba quais são os remédios mais procurados pelos brasileiros:

  • 1º – Medicamentos para dores
  • 2º – Medicamentos para impotência
  • 3º – Medicamentos para colesterol alto
  • 4º – Medicamentos para febre
  • 5º – Medicamentos para hipertensão
  • 6º – Medicamentos para contracepção
  • 7º – Medicamentos para refluxo

Help Remédios

Se você também tem dificuldade em encontrar determinado medicamento controlado ou, quando encontra, é por um valor exorbitante, precisa conhecer o Help Remédios. Trata-se de um aplicativo que veio para inovar na busca em preço de remédios e facilitar a vida de quem precisa de medicamento controlado.

O Help Remédios funciona da seguinte forma: você instala o app, pesquisa o medicamento controlado que precisa, seleciona alguns filtros e aguarda o resultado. Em seguida, é exibido o preço de remédios mais em conta com diversas opções. Dessa maneira, você encontra o preço de remédios que cabe no seu bolso sem precisar sair de casa para procurar. Além disso, se a farmácia escolhida tiver a opção de entrega, você pode receber o medicamento controlado em casa mesmo.

Os idealizadores do Help Remédios têm experiência de mais de 20 anos na saúde e conhecem os problemas pelos quais as pessoas passam para encontrar o melhor preço de remédios. O principal objetivo do aplicativo é auxiliar na economia de dinheiro e também de tempo para que se cuide do que realmente importa: a saúde. Com Help Remédios, o melhor preço de remédios está a um toque de você.